Podcast Papo Empreendedor - NIT Rio

Criando Soluções para a Ciência: O nascimento da Create

 

Dra. Lia Coelho, que contou como nasceu a Create, uma startup focada no desenvolvimento de dispositivos e equipamentos para laboratórios científicos.  Com pós-doutorado pela USP, MBA em Gestão de Projetos e formação em Liderança em Inovação pelo MIT, ela é uma verdadeira ponte entre academia, indústria e mercado.

Solnano: do INT ao mercado de nanotecnologia

Yollanda Ferreira Vançato, bióloga, doutora em Ecologia e Evolução, e CEO da SolNano, uma startup fundada em 2024 e incubada no Instituto Nacional de Tecnologia (INT). A SolNano desenvolve soluções inovadoras e sustentáveis com foco em materiais nanoestruturados e nanoencapsulados, aplicáveis a diversos setores industriais. Inovação e sustentabilidade são os pilares desse projeto promissor que une ciência de ponta e impacto real no mercado. Se você se interessa por biotecnologia, nanotecnologia e empreendedorismo científico, esse episódio é pra você!

Modelos de negócio em deep techs

 

Daniel Pimentel é cofundador e diretor da Emergebrasil. Especialista em deep techs, Daniel atua na interseção entre ciência e indústria, e já capacitou mais de 2 mil cientistas a transformar conhecimento em inovação de verdade!  Já fundou e investiu em mais de 10 startups, liderou o primeiro Ranking de Universidades Empreendedoras e tem uma trajetória marcada por transformar ideias em soluções de alto valor.

Gestão de aliança: Da estratégia ao resultado

Fernanda Piza, fundadora e sócia da Symbix Consultoria! Remotamente, de São Paulo, ela compartilhou sua trajetória no empreendedorismo e inovação, mostrando como construiu uma carreira de impacto na área de estruturação e gestão de parcerias e alianças estratégicas. A Symbix Consultoria é referência em capacitação e assessoria para organizações que buscam fortalecer suas conexões e ampliar oportunidades por meio de colaborações estratégicas. Com sua experiência, Fernanda inspira profissionais e empresas a enxergarem o poder das alianças bem estruturadas. 

 

Este episódio será uma oportunidade única para conhecer sua jornada e entender como a inovação e o empreendedorismo podem transformar negócios e carreiras!

Case NanoOnco3D: Métodos alternativos para triagem de novos fármacos

O primeiro podcast especial do mês será com Jéssica Dornelas, CEO da NanoOnco3D, uma empresa de base tecnológica que investe no desenvolvimento de métodos alternativos para triagem de novos fármacos e nanomateriais com potencial para o tratamento de câncer. A empresa conta com a contribuição de institutos renomados como a UFF e a empresa MAGtech Brasil no processo de estruturação e validação dos métodos e serviços desenvolvidos! 

 

Jéssica é formada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela UNIRIO, com experiência no desenvolvimento e avaliação de biomateriais para aplicação biotecnológica, como substitutos ósseos, nanopartículas para rastreamento celular e tratamento de câncer. Dedicou-se ao desenvolvimento de novos produtos (P&D), seguindo normativas da ANVISA, INMETRO, ISO e OECD. Além disso, investe na educação, ministrando aulas e auxiliando na formação de novos profissionais em centros de pesquisa. Uma trajetória inspiradora de inovação e impacto! 

 

O bate-papo será uma oportunidade incrível para conhecer mais sobre sua jornada, desafios e conquistas como empreendedora na ciência! 

Criação de Spin-offs Acadêmicas

 

O episódio discutiu o processo de criação de spin-offs acadêmicas como uma forma de transformar conhecimento científico em inovação com potencial de mercado. Anderson Fragoso, da Luminase Biotecnologia e do Programa Empreendedorismo Fiocruz, contou como resultados de pesquisas podem dar origem a novos negócios, destacando o papel das universidades, incubadoras e Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) nesse caminho. Foram abordados os desafios enfrentados por pesquisadores ao empreender, como a mudança de mentalidade, a formação de equipes multidisciplinares e a busca por financiamento. O episódio reforçou que spin-offs acadêmicas são importantes mecanismos de transferência de conhecimento e de geração de impacto econômico e social a partir da ciência.

Solnano: Do INT ao mercado de nanotecnologia

Essa edição será ainda mais especial, pois marca a primeira participação do Dr. Marcelo Albuquerque, coordenador do NIT Rio, no nosso podcast. Ele compartilhará insights sobre o papel da incubadora InScience no fomento à inovação e como a trilha de incubação pode transformar ideias em soluções concretas.

Pensamento criativo e as metodologias de inovação

Luiz Claudio Mandarino, da Energyhub Ventures, discutiu como o “Pensamento criativo e as metodologias de inovação” podem transformar ideias em soluções concretas e impactantes. Se você quer aprender como estruturar processos criativos e aplicar métodos inovadores para alcançar resultados estratégicos, este é o evento para você!

 

Durante o episódio, exploramos o que é pensamento criativo e como aplicá-lo no dia a dia, as principais metodologias para inovação e suas aplicações práticas, e, estratégias para conectar criatividade e mercado, criando soluções viáveis e inovadoras.

Patentes como Ferramenta para Inovação

O episódio explorou como as patentes funcionam como instrumento estratégico para proteger e valorizar inovações científicas e tecnológicas. A Patrícia explicou o que é uma patente, os critérios de patenteabilidade (novidade, atividade inventiva e aplicação industrial) e o papel dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) no apoio a pesquisadores. Foram discutidos casos práticos de invenções protegidas por patentes que chegaram ao mercado e geraram impacto social e econômico. O episódio também destacou como o uso inteligente do sistema de propriedade intelectual pode atrair investimentos, fomentar parcerias e impulsionar a criação de startups de base científica.

Transferência de tecnologia e de conhecimento como forma de empreender na ciência

O episódio abordou como a transferência de tecnologia e de conhecimento pode ser um caminho estratégico para o empreendedorismo científico. Discutimos o papel das universidades, institutos de pesquisa e Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) na mediação entre ciência e mercado. Foram apresentados casos de pesquisadores que transformaram resultados de pesquisa em soluções aplicadas, por meio de patentes, licenciamento e criação de startups. Também se destacou a importância de políticas de incentivo, capacitação em inovação e o fortalecimento de ecossistemas que conectem cientistas, empresas e sociedade. O episódio reforça que empreender na ciência é, acima de tudo, gerar impacto com conhecimento.

O desafio das mudanças climáticas

O podcast abordou os desafios urgentes das mudanças climáticas, destacando seus impactos ambientais e sociais. Apresentamos inovações tecnológicas que as empresas do setor de Energia estão buscando, tais como energias renováveis e captura de carbono. O convidado deste podcast, Wellington Rocha, da Jordão Energia, apresentou os principais desafios que as indústrias de energia enfrentam. Ótima oportunidade para cientistas identificarem quais desafios seus projetos podem atender.