[pt_special_heading heading=”{Empreendedorismo}”][/pt_special_heading]

Empreender é uma iniciativa de criar negócios ou de promover mudanças em empresas já existentes. Este é um termo bastante usado no setor produtivo e muitas vezes está relacionado com a criação de empresas ou de produtos novos, normalmente envolvendo inovações e riscos.

O empreendedorismo pode envolver Inovações, com o objetivo de se criar algo dentro de um setor industrial ou uma novidade no mercado. As startups, por exemplo, são empresas novas que buscam inovar dentro de um setor.

[pt_special_heading heading_size=”h6″ sub_heading=”EMPREENDEDORISMO CIENTÍFICO” sub_heading_size_value=”20px”][/pt_special_heading]

Uma das tendências silenciosas do empreendedorismo é o Empreendedorismo Científico.

Impulsionados, por um lado, pelas boas ideias e, por outro, pela necessidade de uma alternativa às suas bolsas (por vezes precárias), jovens cientistas e pesquisadores buscam cada vez mais o desenvolvimento de projetos que ajudam a financiar novas oportunidades profissionais. O curso de pós-graduação ou um emprego na indústria não são os únicos caminhos possíveis. Alguns empresários de sucesso já mostram que é possível fazer parte do mundo das publicações científicas e, ao mesmo tempo, comercializar suas descobertas.

De acordo com a Lei de Inovação a promoção de um ambiente propício para o nascimento de empresas é um dos objetivos dos Núcleos de Inovação Tecnológica – NITs. Por meio do empreendedorismo, é possível desenvolver novas competências para a criação de startups ou spin-offs acadêmicas por meio de projetos com tecnologias inovadoras, com base na ciência, focados nas necessidades da sociedade.

[pt_special_heading uniq_id=”” heading_size=”h6″ font_weight=”700″ line_height=”1em” css=”.vc_custom_1620047842291{margin-bottom: 30px !important;}” sub_heading=”NIT-Rio E O EMPREENDEDORISMO”][/pt_special_heading]

O NIT-Rio atua na capacitação de jovens pesquisadores, bolsistas e alunos de pós-graduação para formar sua própria empresa ou desenvolver a capacidade de realizar negócios, preparando-os para atuarem estrategicamente em mercados nos quais a tecnologia (inovadora ou vantajosa em termos econômicos) se insere.

Os eixos principais de atuação do NIT-Rio para a promoção do empreendedorismo são:

  • Assessoria nos mecanismos legais para criação de startups e spin-offs no meio acadêmico;
  • Apoio na produção de material de divulgação das spin-offs acadêmicas;
  • Workshops, oficinas de empreendedorismo, palestras em parceria com profissionais do mercado;
  • Organização de rodadas de negociação em parceria com indústrias para desenvolvimento de soluções de alta tecnologia.

O Programa Cientista Empreendedor, criado e apoiado pelo NIT-Rio, tem um canal no YouTube para divulgar e estimular uma nova cultura no ambiente acadêmico abordando tópicos relacionados a negócios, Lei de Inovação e Propriedade Intelectual.

Acesse aqui para conhecer nosso canal!

[pt_wave style=”style5″]